1º Paralisação dos Servidores em 2023!

1º Paralisação dos Servidores em 2023!

Nesta terça-feira, 14.02, Servidores Municipais de Guanambi estiveram em manifestação na Praça do Feijão, em frente à Prefeitura Municipal da cidade de Guanambi, protestando por valorização da categoria e um serviço público com mais qualidade. A concentração teve início às 8h e contou com a presença de cerca de mais de 300 manifestantes.

Por volta das 10h, os manifestantes iniciaram uma caminhada pelas ruas da cidade até a Praça do Bradesco, com cobertura das rádios 90.9FM, 96 FM, 104.9FM e a 106FM e, acompanhados por carros de som que ecoavam palavras de ordem e músicas de protesto. O objetivo da marcha foi o de chamar a atenção da população para o descaso com que a administração vem tratando os servidores municipais, e exigindo que o prefeito da cidade atenda os seus direitos.

As pautas reivindicadas pelos servidores, na sua maioria foram apresentadas a gestão a dois anos atrás e se referem ao cumprimento do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério (14,95%), Reajuste Real para todos os Servidores que em virtude do achatamento do salário, já acumulam perdas de mais de 30%, o não cumprimento do acordo realizado e assinado ainda no mês de novembro/2022, o não cumprimento na sua integralidade do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos das categorias, quando muitos servidores civis, a cada ano, dão entrada nos RDVs requerendo direitos e vantagens e não tem, se quer, resposta da administração, o que tem causado estagnação e prejuízos na carreira.

Os exonerados também manifestaram a sua indignação pela arbitrariedade cometida pela atual gestão em excluí-los do quadro de servidores efetivos sob o argumento de vacância, quando na realidade, ficou perceptível uma clara perseguição aos dirigentes sindicais exonerados (Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral, Tesoureiro e Suplentes) e a substituição de trabalhadores de carreira por contratados, a fim de aumentar a mão de obra e pagar baixos salários.

Numa situação caótica, estão os Agentes de Trânsito, com a ausência de equipamentos adequados para o trabalho (EPIs), o não pagamento de horas extras realizadas ainda nos meses de outubro e novembro/2022, salários defasados, falta de ponto de apoio durante o exercício da profissão, equipe reduzida causando adoecimento na categoria (deveria ser 60 agentes e são apenas 11 no exercício do cago) e a necessidade imediata de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para esta categoria.

De acordo decisão da assembleia realizada no dia 09 de fevereiro, em caso do não atendimento do Prefeito até o final do ato do dia 14 de fevereiro, a categoria votaria nesta data o indicativo de greve, com início para o dia 10 de março do corrente ano. Foi o que ocorreu ao final da manifestação, com votação unânime por parte das categorias presentes.

Ainda no dia 10.02 o SISPUMUR encaminhou ao Prefeito de Guanambi requerimento, requerendo o atendimento da pauta que se resume no cumprimento de leis já existentes e, se colocando à disposição, reconhecendo que a greve é o último recurso, mas caso necessário, unidos e mobilizados, os servidores paralisarão as suas atividades a partir do mês de março.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.